sexta-feira, 12 de junho de 2009

O português e o espanhol são as línguas mais faladas na América do Sul[78], região geográfica que é parte da grande região cultural, chamada América Latina.

O português é a língua oficial do Brasil[79], que possui aproximadamente 50% da população sul-americana. O espanhol é a língua oficial da maioria dos países do continente. Também há a presença de outras línguas, como o holandês (língua oficial do Suriname), o inglês (língua oficial da Guiana) e outras línguas, como alguns dialetos indígenas.[80]

As línguas indígenas da América do Sul incluem o quíchua, no Equador, Peru e Bolívia[81]; guarani no Paraguai e um pouco na Bolívia[82]; aimará, na Bolívia e Peru[83]; e o Mapudungun é falado em certas regiões do sul do Chile, e mais raramente, na Argentina[84]. No mínimo, três dessas línguas indígenas (quíchua, aimará e guarani) são reconhecidas junto com o espanhol como línguas oficiais em seus países[85].

Outras línguas encontradas na América do Sul incluem hindi e indonésio no Suriname[86]; italiano na Argentina, Brasil, Uruguai, Venezuela e Chile; e alemão em algumas regiões de Argentina, Chile, Venezuela e Paraguai. O alemão também é falado em muitas regiões do sul brasileiro, Hunsrückisch é o dialeto alemão mais falado no país. Entre outros dialetos alemães, uma forma brasileira do pomerano também é representada[87].

Na maior parte dos países do continente, as classes superiores são constituídas por pessoas instruídas; regularmente estudam inglês, francês, alemão ou italiano. Nestas áreas onde o turismo é significante, o inglês e outras línguas européias são faladas. Há pequenas áreas localizadas no extremo sul do Brasil que falam espanhol, devido a proximidade com o Uruguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário